Jamelle Aires '

-

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bope criará base avançada na Maré em agosto !

RIO - O Batalhão de Operações Especiais (Bope) instalará em agosto uma espécie de base avançada junto ao Complexo do Maré, o que vai facilitar a realização de ações nas favelas da região. Parte da unidade se mudará para o quartel do antigo 24 Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) do Exército. Segundo o comandante da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, a mudança será o início da pacificação no complexo, que tem 17 comunidades:
- Com esta base avançada, o Bope começará a agir na Maré. Não dá para ficar baseado na região sem que operações sejam feitas nas favelas locais. As ações precederão a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
A presença do Bope na Maré se dará aos poucos. O comando da unidade e a área de treinamento continuarão na Favela Tavares Bastos, no Catete, até que todas as instalações do Comando de Operações Especiais (COE) na sede do antigo BIB estejam concluídas. Além do Bope, o COE inclui a Companhia de Cães, o Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) e o Grupamento de Salvamento e Resgate (Gsar) da PM. Assim, o novo quartel contará também com um canil e abrigará aeronaves e lanchas. A inauguração da sede do Comando de Operações Especiais está prevista para o ano que vem.
O comando da corporação já estuda também a mudança do 22 BPM (Maré) para perto do Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica. No quartel onde hoje está o 22 BPM ficaria a sede das UPPs da Maré e do Complexo de Manguinhos.
Desde maio do ano passado, o Bope já ocupa o antigo quartel do 24 BIB, que fica em Ramos, próximo à Favela Roquete Pinto. A área foi comprada pela Secretaria de Segurança Pública. A bandeira do Bope foi hasteada no local em agosto de 2010. Na ocasião, o então comandante do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique de Moraes, disse que as primeiras favelas do Complexo da Maré a serem ocupadas seriam a Roquete Pinto e a Parque Royal, vizinhas ao quartel.
Além das ações na Maré, o Bope continuará a fazer incursões na Mangueira, local onde brevemente será instalada uma UPP. Segundo o comandante da PM, o batalhão vem fazendo ações isoladas, que podem ser consideradas precursoras da grande operação a ser realizada para a implantação de uma UPP. Quando os soldados do Bope entrarem na favela e permanecerem nela, isso será um sinal de que a implantação da Unidade de Polícia Pacificadora é o passo seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário