Jamelle Aires '

-

segunda-feira, 13 de junho de 2011

“Polícia veio para ficar e vai permanecer na Mangueira”, afirma Bope

No terceiro dia de operações no interior da comunidade da Mangueira, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) afirmam que a corporação “veio para ficar e vai permanecer na Mangueira por tempo indeterminado”.

Neste sábado, a ação causou tumulto e deixou o clima tenso na região, inclusive com confrontos entre os moradores e os policiais. Um grupo de pessoas jogou pedras nos agentes, deixando um deles ferido na cabeça. O policial machucado foi medicado e depois retirado do local.

Um dos principais acessos à Mangueira, a rua Visconde de Niterói, teve que ser fechada para que os rapazes presos pudessem ser retirados da favela. A corporação informou que vai manter agentes infiltrados na comunidade, mas que a operação, por hoje, já está perto de ser finalizada. 
Na manhã deste sábado (21), cerca de 70 policiais do Bope entraram na Mangueira e no Tuiuti, comunidades da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, para reprimir o tráfico de drogas.
As primeiras informações divulgadas pelo Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) indicam que duas pessoas foram detidas e outras duas foram baleadas.

A operação conta ainda com o apoio do canil da corporação e de um blindado. Novas informações apontam que a chegada dos agentes ocorreu por volta das 7h.

Os feridos foram levados para o Hospital Souza Aguiar, região central da cidade. O Bope apreendeu duas pistolas, um fuzil e uma quantidade de munição ainda não contabilizada. O material foi encaminhado para a delegacia de São Cristóvão (17ª DP).

A ofensiva também busca encontrar possíveis áreas para a futura instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na região.
A unidade pacificadora na região vai permitir que o trajeto feito pelos turistas e moradores da zona sul ao Estádio do Maracanã - arena onde ocorrerão partidas da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016 – seja realizado sem inconvenientes proporcionados pela proximidade da favela, que ainda conta com o domínio do tráfico.

A Mangueira margeia importantes vias da zona norte e está localizada a menos de 1 km do estádio e da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário